Pesquisar este blog

sábado, 29 de janeiro de 2011

Tinta clara no telhado

   Estou  na dúvida. Pintar o telhado de branco ou cor clara ajuda a diminuir o calor da própria residência e do espaço em volta?. Na net encontrei opiniões contraditórias. Uns dizem que sim, (principalmente os fabricantes de tintas), outros que não, que é mais uma daquelas idéias difundidas  como verdade mas que  pouco mudam ou seja: são inócuas.  Uns, apontam para interesses financeiros, afirmando que a campanha é patrocionada por uma multinacional (fabricante de tintas). Os moderados são mais cautelosos, afirmam que há um pequeno ganho ( quer dizer, perda )  de 1º grau na temperatura retida no telhado. Mas será que se " todos" pintassemos os telhados de cor clara, diminuiria a temperatura do nosso amado planeta?.  Eu, como outros tantos, quero dar minha contribuição para diminuir a minha "pegada ecológica", mas não quero fazer papel de boba, e fazer só porque todo mundo está falando ou fazendo. Quero  fazer coisas que realmente contribuam para o bem estar, meu e de todo mundo. 
     Mas tem uma coisa que eu pretendo fazer, é diminuir a temperatura da minha casa usando uma subcobertura no telhado feita com caixas de leite (tetrapack) . Estou a juntar ( lavadas e cortadas) as benditas 1.200 caixas,  para  depois de coladas,  serem fixadas embaixo do telhado. Podem até me criticar, e me chamar de pão-dura ( por que não mandar colocar manta tipo foil (metalizada), pra quê esse trabalhão de juntar, lavar e colar 1200 caixas tetra?:  porque  eu sou guerreira, e gosto das soluções alternativas. Mas dará certo ? . Espero que sim!, pois pesquisei muito e em fontes seguras. São trabalhos testados nos departamentos de faculdades. Com medições  e outras coisas mais. Enfim, são soluções viáveis, e  com resultados já testados.  Também estou a quebrar a cabeça para entender como fazer aberturas para ter a tal de " ventilação cruzada": janelas e aberturas dispostas de maneira que o ar mais frio que fica embaixo a nível do chão entre para o interior da casa e o ar mais quente que fica na parte mais alta saia . Quando eu entender (por enquanto eu estou lendo o "Manual do arquiteto descalço") eu posto aqui.

Um comentário:

  1. Olá Leonor.
    Tenho estado um pouco afastada mas vi hoje o seu comentário (obrigada pela visita) e a pergunta sobre as telhas.
    Encontrei esta solução desenvolvida pelo MIT:
    http://drauziomilagres.blogspot.com/2009/10/telhado-muda-cor-economiza-energia.html
    Segundo os estudos deles realmente faz diferença...
    Da minha experiência sei que é bem importante isolar bem a cobertura, isso sim. Espero que a sus experiência com as embalagens de tetrepack resulte!
    (também já li o "manual do arquitecto descalço": entusiasmante!)

    ResponderExcluir